Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

_____________________________________________________________

 

Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

Volumen 3, Número 3. Julio 2017, ISSN: 2387-0907, Dep. Legal: J-67-2015

http://riai.jimdo.com/

 

Volumen 3 Nº 3. Julio de 2017

 

1.-A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES PARA MELHORIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO. (The importance of continuing education of literacy teachers for improvements in pedagogical practice: A case study). Kemle Senhorinha Rocha Tuma Viana. Professora Secretaria de Educação do Pará.

 

2.-A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC PARA A MELHORIA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA- IDEB. (The contribution of the National Pact for Literacy in the Right Age PNAIC to improve the index of development of basic education – IDEB). Kemle Senhorinha Rocha Tuma Viana. Professora Secretaria de Educação do Pará.

                                                                                                                         

3.-A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA PNAIC NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS DO 3º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MARIA DE FATIMA PINTO DE OLIVEIRA, PORTO DE MOZ-PARÁ. (The contribution of the PNAIC program in the cognitive development of the students of the 3rd. Year of elementary school Maria de Fatima Pinto de Oliveira, Porto of Moz-Pará). Beane de Sousa Costa Sousa. Escola Maria de Fatima Pinto de Oliveira, Porto Moz-Pará.

 

4.-EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO: PROPOSTA PEDAGÓGICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SINOP/MT. (Traffic education: Pedagogical proposal in the municipal schools of Sinop/MT). Alexandra Meire da Silva. Escola Municipal de Educação Básica Uilibaldo Vieira Gobbo-Sinop/MT-Brasil.

 

5.-O ACOMPANHAMENTO FAMILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA. (Family accompaniment in the learning process of students with disabilities). Lindinalva Fontes Dia. Instituto Federal (IFAM) Município de Presidente Figueiredo Amazonas-Brasil. Dalmir Pacheco. Professor de Sociologia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Amazonas-Brasil.

 

6.-A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES COMO INTELECTUAIS TRANSFORMADORES: A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E A QUEBRA DE PARADIGMAS. (The action of teachers as transforming intellectuals: the society of knowledge and the breaking of paradigms). Francinete Braga Santos. Professora na educação básica/SEDUC-MA e no Ensino Superior/UEMA-MA. Júlio Cesar Albino Marins, Professor na educação básica/ECE "Escola Caminho das Estrêlas"/Ministerio Defesa. Marize Barros Rocha Aranha. Professora Dra. PPGEEB, CCH, UFMA, Brasil.

 

7.-O INGRESSO DO ESTUDANTE JOVEM ADULTO NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NO CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE. (The adult young student's graduation in the nursing School in Campos de Andrade University Center). Alice da Silva. Andrea da Silva Sampaio. Dalton Tadeu Reynaud dos Santos. Professor no Centro Universitário Campos de Andrade Curitiba-PR.

 

8.-MANIFESTAÇÃO DA COMPETÊNCIA LEITORA NO ENEM: OS PROCEDIMENTOS DE LEITURA E AS FINALIDADES DO EXAME. (Manifestation of reading competence in the Enem: reading procedures and the purposes of the examination). Maria de Fátima Silveira. Departamento de Pedagogia (Universidade Federal da Campina Grande, Brasil). Efigênia Maria Dias Costa. Departamento de Educação (Universidade Federal da Paraíba, Brasil).

 

9.-FORMAÇÃO DOCENTE: UMA CONTRIBUIÇÃO DA ECOPEDAGOGIA. (Training of teachers: a contribution of ecopedagogy). Efigênia Maria Dias Costa. Departamento de Educação (Universidade Federal da Paraíba, Brasil). Maria de Fátima Silveira. Departamento de Pedagogia (Universidade Federal da Campina Grande, Brasil).

 

10.-TUTORÍA EN EDUCACIÓN PRIMARIA Y LA ACTUACIÓN DOCENTE EN CONTEXTO FAMILIAR. (Tutorship in Primary Education and the educational action in familiar context). Gema Navarro Gaitán. Departamento de Pedagogía (Universidad de Jaén, España)

 

11.-AS POLÍTICAS PÚBLICAS PRISIONAIS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DAS REEDUCANDAS DA CADEIA PÚBLICA FEMININA DE BOA  VISTA/RR. (The Public Policies prison in the process of resocialization of the reeducandas of the Feminine Chain of Boa Vista / RR.). Veranilda Matos Lavareda. Simone dos Santos Catão. Orientadora: Dra. Claudia de Barros Camargo. Universidade Autônoma de Assunção - UAA / PY.

 

12.-TUTORÍA EN EDUCACIÓN PRIMARIA Y LA ACTUACIÓN DOCENTE EN CONTEXTO FAMILIAR. (Tutorship in Primary Education and the educational action in familiar context). Inés María Martínez Moya. Universidad de Jaén, España.