Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

_____________________________________________________________

 

Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

Volumen 3, Número 4, Octubre 2017, ISSN: 2387-0907, Dep. Legal: J-67-2015

http://riai.jimdo.com/

 

1.-EL CURRICULUM Y LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS DEL DOCENTE DE EDUCACIÓN SUPERIOR DESDE LOS APORTES DE LA NEUROCIENCIA. (The curriculum and pedagogical practices of the higher education teacher from the contributions of neuroscience.) Mgs. Marta Beatriz Cuevas Zárate. Máster en gestión de la educación. Licenciada en Ciencias de la Educación. Universidad Nacional de Asunción, Paraguay.

 

2.-EL SISTEMA UNIVERSITARIO Y SU RELACIÓN CON LAS PRÁCTICAS DOCENTES INNOVADORAS. (The university system and its relationship with innovative teaching practices). Mgs. Minerva Irala Campos. Máster en Educación Superior. Contadora Pública. Universidad Nacional de Asunción, Paraguay.

 

3.-AS CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA VISÃO DOS PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA. (The contributions of the new technologies to the learning process of mathematics in the view of the teachers of two schools in the city of Campina Grande-Paraíba). Flaviano Aguiar Silva. Escola Municipal Professora Maria Anunciada Bezerra. Campina Grande Paraíba-Brasil.

 

4.-A IDEOLOGIA CURUPIRA NA CORRUPÇÃO DO HOMEM BRASILEIRO. (The Curupira Ideology in Corruption of the Brazilian man). Elson Glücksberg. Professor Dr. em Ciência d a Educação, coordenador do ensino fundamental na escola Valter Kunze no município de Sinop/MT- Brasil.

 

5.-ENSINO SUPERIOR: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ACADÊMICA UNIVERSITÁRIA PARA A PESSOA IDOSA. (Higher Education: The importance of university academic education for the elderly). Andrielli Silva dos Santos Stanghilin. Prefeitura Municipal de Sinop, Mato Grosso-Brasil.

 

6.-ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO MANEJO DA DOR NA SALA DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. (The nurse's action in the management of pain in the emergency and emergency room). Erica de Fátima Primo Coelho. Colegio Estadual Albino Feijó Sanches - Paraná- Brasil. Maria Gorete Nicolette Pereira. Centro Universitário Filadélfia - Unifil; Colégio Estadual Albino Feijó Sanches- Brasil.

 

7.-A INTERSUBJETIVIDADE DOS PROFESSORES QUE CURSAM MESTRADO E DOUTORADO NA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA INTERCONTINENTAL, UTIC DE SUA VIDA PROFISSIONAL DOCENTE: UM ESTUDO QUALITATIVO ANO DE 2014, ASSUNÇÃO, PARAGUAI. (The intersubjectivity of teachers who course master and doctorate in the University Technological Intercontinental, UTIC of their professional life teacher: a qualitative study year 2014, Asunción, Paraguay). Christiane Klline de Lacerda Silva. Franca Escola Técnica – FET-Teresina -Piauí-Brasil.

 

8.-NOVAS TECNOLOGIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM DUAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE-PARAÍBA. (New technologies: Contributions to the learning process of mathematics in two schools in the city of Campina Grande-Paraíba). Flaviano Aguiar Silva. Escola Municipal Professora Maria Anunciada Bezerra. Campina Grande Paraíba-Brasil.

 

9.-UM BREVE HISTÓRICO DAS ATIVIDADES EXTRACURRICULAR NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO ENQUANTO PRÁTICA ACADÊMICA. (A brief history of extracurricular activities in the training of nurses as an academic practice). Andrea da Silva Sampaio. Professora do Centro Universitário Campus Uniandrade. Alice da Silva. Professora do Centro Universitário Campus Uniandrade. Julio César da Silva Correa. FAAM, Mestre no Curso Pedagogia e no de Bacharelado em Ed. Física. Curso de Pedagogia e Ciências Naturais na UFRA PARFOR. Membro da Ordem Pachakuty.

 

10.-A MEDIAÇÃO DO DIREITO: A IMPORTÂNCIA DA PSICANÁLISE CLÍNICA COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA PARA MINIMIZAR CONFLITO. (The mediation of law: The importance of clinical psychoanalysis as an alternative methodology to minimize conflict). Elaine Ferreira Banja Fernandes. Professora em Educação Especial na Prefeitura do Município do Recife-PE-Brasil.

 

11.-TECNOLOGIAS EDUCATIVAS E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UM IMPACTO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PELOS PROFESSORES DO CENTRO CULTURAL DE LÍNGUAS PADRE RAIMUNDO JOSÉ - CCL. - TERESINA, PIAUÍ, BRASIL. (Educational Technologies and Technological Resources: an impact on the teaching of foreign languages by the teachers of the Cultural Center of Languages Father Raimundo José - CCL. Teresina, Piauí, Brazil). Ismael de Sousa da Silva. Universidade Estadual do Piauí-UESPI, Teresina, Piauí, Brasil.

 

12.-A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MOTIVACIONAL DOS PROFESSORES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E DA ESCRITA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA E. M. JOSÉ FRANCISCO DA FONSECA. (The Importance of Motivational Pedagogical Practice of Teachers in Teaching Reading and Writing to Students of the 3rd Year of Elementary Education, by M. José Francisco da Fonseca). Ivanete Crecilda do Nascimento. Professora de Suporte Pedagógico a Docencia da SEMEC, Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco Espirito Santo-Brasil.

 

13.-A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR ENQUANTO APRIMORAMENTO DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A FUTURA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ESTADO DO PARÁ. (The importance of teacher education as an improvement of teaching practices for future teaching in special and inclusive education in the interior of the state of Pará). Sérgio Pery da Silva Costa. Docente e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Uninassau- Belém; Conselheiro do conselho regional de Contabilidade do Estado do Pará; Membro da câmara de desenvolvimento e da câmara de ética e disciplina do CRC-PA, Coordenador da comissão de coordenadores e professores do CRC-PA, Belém- Pará-Brasil.

 

14.-A PERMANÊNCIA E O SUCESSO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES NA PERSPECTIVA DOS PAIS. (The permanency and success of full-time school students in Jaboatão dos Guararapes county under the parents’ perspective). Francisco José Amorim de Brito. Secretaria de Educação (Estado de Pernambuco – Brasil).

 

 

15.-PROGRAMA DE INTEGRACIÓN DEL ALUMNO CON DISCAPACIDAD AUDITIVA. (Integration program for students with hearing impairment). María Dolores Pulgar Anguita. Universidad de Jaén (España).