Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

_____________________________________________________________

Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

Volumen 4, Número 2, Abril 2018, ISSN: 2387-0907, Dep. Legal: J-67-2015

http://riai.jimdo.com/

-------------------------------------------------------------

1.-TUBERCULOSE E ESCOLARIDADE: UMA REVISÃO DA LITERATURA. (Tuberculosis and schooling: A literature review.). Miguel Wanzeller Rodrigues. Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Belém/PA. Amanda G. N. C. Mello. Faculdade Integrada Brasil Amazônia, Belém/PA.

 

2.-FATORES QUE INFLUENCIAM NO INTERESSE PELA LEITURA DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO MUNICIPAL JOSÉ TEIXEIRA NA CIDADE DE TUNTUM- MA.  (Factors that influence the reading interest of the students of the final years of elementary school the José Teixeira Municipal School in the city of Tuntum- MA.). Maria de Jesuz Coelho Pessoa. Colégio Municipal José Teixeira, Tuntum/MA –Brasil.

 

3.-GESTÃO ESCOLAR E IDEB: PROPOSTAS E SUAS RELAÇÕES PARA O CRESCIMENTO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PARAGOMINAS/PA-BRASIL. (School management and IDEB: proposals and their relationships for the growth of the index of development of the Basic Education of the Final Years of Elementary Education in the Municipal Schools of Paragominas/PA-Brazil.). Eliane Silva da Costa. Escola Mun. do Ens. Fundamental Maria da Silva Nunes, Paragominas-Pará-Brasil.

 

4.-O ATENDIMENTO DE URGENCIA E EMERGENCIA POR HOSPITAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE: REVISÃO INTEGRATIVA. (Emergency and emergency care by a hospital of medium complexity: Integrative review.). Maria Gorete Nicolette Pereira. Enfermeira do UNIFIL e docente do Colégio Estadual Albino F. Sanches Londrina/PR. Eloisi Delalibera Ruzzon. Enfermeira de urgência e emergência, docente do Faculdade Pitágoras, Londrina/PR. Eleine Aparecida Penha Martins. Enfermeira Drª do Deptº de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina/PR.

 

5.-A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS ENFERMEIROS DAS “UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA” DO MUNICIPIO DE MACEIÓ-AL-BRASIL. (The Pedagogical Practice of Nursing Health Education of the "Family Health Units" of the Municipality of Maceio-AL-Brazil.). Maria José Ribeiro Sampaio Silva. Centro Universitário (CESMAC) Maceió-AL-Brasil.

 

6.-EDUCACIÓN CONTINUA PARA EL EQUIPO DE ENFERMERÍA SOBRE CALENDÁRIO NACIONAL DE VACUNACIÓN, MUNICÍPIO DE SANTA MARIA DO PARÁ. (Continuing education for the nursing team on National Vaccination Calendar, Municipality of Santa Maria do Pará.). Elane Silva Costa. Escola Técnica do SUS-ETSUS, Santa Maria do Pará, Pará-Brasil.

 

7.-O INVISÍVEL NAS PRÁTICAS DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO DA UNICALDAS: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM COM BASE NA DIVERSIDADE E NAS DIFERENÇAS. (The invisible in the practices of inclusion of students with visual deficiency in the course of bachelor in the law of Unicaldas: Between limits and possibilities of learning based on diversity and differences.). Eduardo Henrique Gomes de Oliveira Pena. Unicaldas- Universidade de Caldas Novas/GO. Alana Borges Lins. Professora e colaboradora na Universidade da Amazônia.

 

8.-LITERATURA E CINEMA AS POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS VIÁVEIS COMO ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPARAÇÃO ENTRE ASPECTOS DO CONTAR- CONTOS CLÁSSICOS- ATRAVÉS DA LITERATURA E DA CINEMATOLOGIA. (Literature and cinema the feasible methodological possibilities as basic elements of comparison between aspects of the classic storytelling - through Literature and Cinematology.). Analaura Corradi. Universidade da Amazônia-Pará. Haline Fernanda Silva Melo. Rede Municipal de Goianésia Pará. Hellen Cristina Aleixo Azeredo Moura. Bolsista da Capes programa de doutorado em comunicação, linguagem e cultura.

 

9.-APRENDIENDO DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES. (Learning since the perspective of special educational needs). Dolores García López. Universidad de Jaén (España).

 

10.-APRENDIENDO DESDE LA PERSPECTIVA DE LAS NECESIDADES EDUCATIVAS ESPECIALES EN ALUMNOS CON DISCAPACIDAD INTELECTUAL. (Learning since the perspective of special educational needs witch children with Intellectual Disability). Lidia López Moral. Universidad de Jaén (España).

 

11.-LAS EMOCIONES Y SUS DIMENSIONES EN ESCOLARES DE EDUCACIÓN PRIMARIA. (Emotions and their dimensions in Primary Education.). Marta Vargas Salvador. Universidad de Jaén (España).

 

12.-FORMACIÓN INICIAL DEL FUTURO PROFESSORADO  DE EDUCACIÓN PRIMARIA. (Academic training of the future teachers of primary education). Alicia Moreno Civantos. Universidad de Jaén (España)

 

13.-FORMACIÓN DOCENTE Y SU RELACIÓN CON LOS CONTEXTOS INCLUSIVOS. (Teacher training and its relation to inclusive settings.). Adrián Jesús Ricoy Cano. Universidad de Jaén (España).