NÚMERO ESPECIAL

ENERO 2016

 

Revista Internacional de Apoyo a la Inclusión, Logopedia, Sociedad y Multiculturalidad.

Volumen 2, Número 1, Enero 2016, ISSN: 2387-0907, Dep. Legal: J-67-2015

http://riai.jimdo.com/

 

Volumen 2, Nº 1. Especial. Enero de 2016

 

Índice.

 

1.-AS INCIDÊNCIAS DA FASE DE PRÉ-APOSENTADORIA E O ESTADO MOTIVACIONAL DO PROFESOR EM RELAÇÃO AO USO DAS NOVAS METODOLOGÍAS DA PRÁTICA DE ENSINO: O CASO DO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - BRASIL. (Las consecuencias de la fase prejubilación y el estado de motivación profesor en relación a las nuevas metodologías de uso de la práctica docente: el caso del centro de ciencias de la universidad de la salud de Paraíba Federal – Brasil). Ms. Célia Maria Silva em Ciências da Educação. Ms.  Paulo Sérgio Brindeiro de Araújo em Ciências da Educação.

 

2.-PERFIL DESEJÁVEL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO PARA ATUAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. (PERFIL DESEABLE EN ENFERMERAS DE FORMACIÓN PARA ACTUAR EN INSTITUCIONES DE EDUCACIÓN SUPERIOR). LIC. EDSON CARLOS SASSI EM ENFERMAGEM PELA INESUL. Esp. Maria Gorete Nicollete Perreira Enfermagem e Docente do Curso de Graduação em Tecnólogo em Radiologia Enfermagem. Drª. Marlete Dacroce em Ciencias da Educação. Pesquisadora, Coordenadora de Grupos de Estudos Revistas  Ciêntificas.

 

3.-O BAIXO RENDIMENTO DO ENSINO MÉDIO COMO INCLUSÃO OU EXCLUSÃO NA “PÁTRIA EDUCADORA” POR NOSSAS ESCOLAS PÚBLICAS? (Baja alta escuela de ingreso como su inclusión en o exclusión "Patria maestra "en nuestras escuelas públicas?). Ms. Gláucio dos Santos Costa em Ciências da Educação pela UAA, Esp. do Ensino Superior pela UCAM, Esp. em Comunicação Social e Marketing. Licenciado em Administração de Empresas pela USF e Professor do Sistema “S” e de graduação.  

 

4.-CAPOEIRA NA ESCOLA: MITO OU REALIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA MUNICIPAL JARDIM PARAÍSO DE SINOP-MT. (Capoeira en la escuela: Mito o realidad en las lecciones de educacion fisica de la escuela Jardín Paraíso Sinop MT). Lic. Elizabeth Moreira  de Maria, Educação Física Drª. Marlete Dacroce em Ciências da Educação. Pesquisadora e Coord. de  Grupos de estudos.

 

5.-AVALIAÇÃO ESCOLAR: UMPARALELO ENTRE A AVALIAÇÃO CONVENCIONAL E AVALIAÇÃO MEDIADORA NO ENSINO APRENDIZAGEM DO ALUNO. (Evaluación de la escuela: Un paralelo entre la evaluación y mediador convencional de evaluación en el aprendizaje enseñanza del estudiante). Lic. Rosangela Peccinini  Lazaretti em Letras- UNEMAT- MT, Lic. Valcir Jacob Lazaretti em Letras-ULBRA, Lic. Gabryela Kuffel Zarth em Pedagogia  ULBRA, cursando matemática pela UNIASSELVI.

 

6.-A INFLUÊNCIA DA MÚSICA GOSPEL NA POSTURA RELIGIOSA DOS JOVENS ENQUANTO PRÁTICA DISCURSIVA. (The influence of gospel music in the attitude of young religious practice as discursive). Lic. Janete Strutz em Letras pela Unemat Sinop - MT;  Especialização em Lingüística Aplicada. Lic. Maristela Landmann em Letras pela Unemat Sinop – MT; Especialização em Lingüística Aplicada.

 

7.-EMPREENDEDORISMO NA SALA DE AULA: RELATO DE EXPERIÊNCIA, ESCOLA MUNICIPAL RODRIGO DAMACENO DE SINOP/MT- BRASIL. (Entrepreneurship in the classroom: Experience report, municipal school rodrigo damaceno of Sinop/MT- Brazil). Mestd. Karina Merlino Ávila Finato, Mestranda, Universidad San Lorenzo Unisal- Py. Drª. Marlete Dacroce em Ciências da Educação Pesquisadora e Coordenadora de Grupos de Estudos e Revistas Científicas. 

 

8.-ESCOLA E FAMÍLIA: UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA. (School and family: A necessary integration). Esp. Maria Madalena Ferdinando Varéa em Gestão Escolar, Educação infantil e alfabetização. Avaliadora de Bancas da UNINTER.

 

9.-SALA DE RECURSOS E FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SINOP/MT. (Sala y educación continua de los maestros en el contexto de la educación inclusiva de la red municipal de educación  del  condado de Sinop/MT).  Ms. Vanice Paula dos Santos em Ciências da Educação.

                                                                

10.-OBESIDADE MÓRBIDA GRAU III: UM ESTUDO DE CASO DE UMA PESSOA OBESA QUE REALIZOU A CIRURGIA BARIÁTRICA. (Mórbida nivel iii de la obesidad: Un caso de estudio una persona obesa que hizo cirurgia bariátrica). Drª. Marlete Dacroce em Ciências da Educação. Pesquisadora e Coord. de  Grupos de Estudos. Lic.  Enio Roque Potulski  em Psicología.

 

11.-CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARCO LEGAL DA EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA NO BRASIL. (Consideraciones sobre el marco legal de la educación pública gratis en Brasil) Ms. Paulo Sérgio Brindeiro de Araújo em Ciências da Educação. Ms. Célia Maria Silva em Ciências da Educação.

                                                                

12.-UM RELATO DA 1ª FASE DO PROJETO DE AVALIAÇÃO FÍSICA PREVENTIVA DA OBESIDADE, DIABETES E HIPERTENSÃO EM PARCERIA COM O GRUPO MACHADO, PROJETO VIVA COM SAÚDE AOS FUNCIONÁRIOS E POPULAÇÃO EM GERAL DE SINOP/MT. (Un informe de la 1ª fase del proyecto de evaluación física  preventivo de obesidad, la diabetes y la hipertensión en asociación con el grupo Machado, diseño de vida con salud a los empleados y población en general Sinop/MT). Drª. Marlete Dacroce em Ciências da Educação. Pesquisadora e Coord. de pesquisas e grupos de estudos. Lic. Janete Dacroce em Ed.  física. Autora e coordenadora do projeto e Especialista em avaliação física preventiva a obesidade, diabetes e Hipertensão.                                                                            

 

13.-A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO RADIOLOGICA EM PACIENTES E PROFISSIONAIS. (The importance of radiological protection in patients and professionals). Lic. Leandro Pires de Lima em Biomedicina pela FACISAS Sinop, MT - Brasil.  Ricardo Alexandre Tribioli. Prof. Orientador.

                                                                         

14.-O PERFIL DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE COELHO NETO-MA, A PARTIR DO CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR. (Profile of the democratic management in public schools municipal Coelho Neto-MA, climate from school organization) Ms. Alex Sousa de Oliveira e Doutorando em Ciências da Educação, Licenciado em Letras - UEMA; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional.

                                                                  

15.-A IDENTIFICAÇÃO DO RECÉM NASCIDO PREMATURO E PROCEDIMENTOS ADEQUADOS PARA O ALEITAMENTO MATERNO. (La identificación de nacido prematuro y procedimientos adecuados para la lactancia). Lic. Sirlei Maria Sichelero em pedagogia pela Unemat - Sinop/MT. Esp. Em psicopedagogia, Gestão escolar, Educação infantil e alfabetização. Coord. do orfanato Menino Jesus de Sinop/MT. Lic. Dulce Sevignani em Fisioterapia. Fisioterapeuta no Município de Santa Carmem MT. Drª. Marlete Dacroce em Ciências da Educação. Pesquisadora e Coordenadora de revistas científicas e grupos de estudos.

 

16.-A ARTE SUSTENTÁVEL DOS ENCAUCHADOS VEGETAIS EXPRESSANDO A CULTURA E OS SABERES AMAZÔNICOS. (The Sustainable Art of Encauchados Plants Expressing Culture and Knowledge Amazon). Adriana do Socorro Campos de Lira. Mestranda e Ciências da Educação. Mestranda em Comunicação, Cultura e Amazônia- Especialista em Docência do Ensino Superior.

 

Descarga
RIAI VOLUMEN 2, Nº1, ENERO 2016. EDICIÓN ESPECIAL. (BRASIL)
Riai_Volumen_2_1_Enero_2016_edición espe
Documento Adobe Acrobat 3.5 MB